Metas

Pantanal é responsabilidade de todos

Impulsa Pantanal prevê ações de curto à longo prazo no Pantanal brasileiro, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, região fronteiriça com a Bolívia e Paraguai. Nesse cronograma estão previstas:

Ações emergenciais 

Apoio com alimentos e itens de primeira necessidade para comunidades que ficaram ainda mais isoladas e desassistidas no Pantanal, com os incêndios e pandemia de Covid-19.

Ações de empoderamento local 

Fortalecimento de brigadas de incêndio indígenas e de comunidades tradicionais, implantação de viveiros de espécies de plantas nativas e de hortas de subsistência, acesso à água potável e melhoria das condições de resiliência dos moradores.

 

Ações de restauração ambiental 

Recuperação de áreas degradadas pelo fogo, restauração de nascentes e reestabelecimento das funções e serviços da natureza.

campo-seco.png
Por onde começamos a Impulsa Pantanal?
Em áreas estratégicas, uma em Mato Grosso do Sul, a outra em Mato Grosso:

Área 1 - Mato Grosso do Sul, Território Indígena Kadiwéu (538 mil hectares):

 

Fortalecimento da Associação de Brigadistas Indígenas da Nação Kadiwéu (ABINK), com fornecimento de equipamentos para o combate ao fogo, ampliação do efetivo da brigada, formação, produção de viveiro, restauração e recuperação de espécies-chave.

  • Meta 1 - Para o Território:

    • Duas brigadas de incêndios;

    • Implantação de viveiro;

    • Dois cursos de água em processo de restauração;

    • Plano de ação comunitário implementado junto às lideranças.

 

Instituições colaboradoras (ABINK, PrevFogo/Ibama, Funai, SESAI, UFMS).

 

Área 2 - Mato Grosso, Sítio Ramsar Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) SESC Pantanal (108 mil hectares):

 

Desenvolvimento metodológico, testagem e implementação para restauração ecológica, conscientização e fortalecimento da comunidade do entorno para o protagonismo na defesa do Pantanal e manutenção de sua qualidade de vida.

  • Meta 2 - Pesquisas aplicadas a partir da avaliação e monitoramento dos impactos dos incêndios na fauna e flora, na qualidade da água do rio Cuiabá e nas populações pantaneiras no entorno da RPPN.

 

  • Meta 3 - Formação de brigadas comunitárias no entorno do Sesc Pantanal. Ao redor da reserva encontram-se as comunidades: Joselândia, distrito localizado no município de Barão do Melgaço, São Pedro, Mocambo, Pimenteira, Retiro São Bento, Colônia Santa Isabel, Capoeirinha e Lagoa do Algodão. Para efetivar a capacitação dos brigadistas para prevenção e combate aos incêndios no entorno da Reserva buscaremos o aporte da brigada Sesc Pantanal.

 

Instituições colaboradoras SESC Pantanal, INAU, CPP, que se somam as metas do Projeto GEF Terrestre - Mupan. 

Impulsa Pantanal

Rua do Marco, 1160, Vilas Boas, 79051-191
Campo Grande – MS – Brasil
Tel.: +55 67 3045-5456

E-mail: mupan@mupan.org.br

Links rápidos

© 2020 Iniciativa Impulsa Pantanal |  Termos de uso | Política de Privacidade