A Iniciativa

Unir esforços para impulsar ações

A iniciativa Impulsa Pantanal é um conjunto de ações de curto, médio e longo prazo que prevê esforços para a restauração, conservação e promoção de práticas sustentáveis para o bioma, tornando as comunidades indígenas e tradicionais como protagonistas de seu território.

Este ano no Pantanal os incêndios atingiram níveis catastróficos, afetando mais de 30% da região, equivalente ao território da Holanda, intensificado pela seca extrema. Foram mais de 21,9 mil focos de incêndio entre janeiro e novembro de 2020, segundo dados do Inpe, e 4,4 milhões de hectares queimados.

 

Somado a essa realidade, há os efeitos da pandemia mundial de Covid-19 em comunidades indígenas e tradicionais, que prejudicaram o sustento dessas famílias e as deixaram cada vez mais vulneráveis à contaminação.

 

Nesse contexto, a Impulsa Pantanal surge como resposta às demandas socioambientais desencadeadas pelo cenário que assola o bioma em 2020.  

A iniciativa é desenhada a muitas mãos: Mupan - Mulheres em Ação no Pantanal e Wetlands International são as idealizadoras e contam com apoio do Centro de Pesquisa do Pantanal (CPP), Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Áreas Úmidas (INAU), Instituto SOS Pantanal e Sesc Pantanal. Uma união com o propósito de impulsar ações efetivas no Pantanal que garantam a qualidade para o meio ambiente e a manutenção dos modos de vida de populações locais, economias e cultura.


Com o propósito de fomentar as ações no território, a iniciativa reúne esforços de diversos atores envolvendo desde o setor privado, instituições de pesquisa, organizações não-governamentais às comunidades pantaneiras, chamando a sociedade civil para colaborar com as atividades.

Impulsa Pantanal

Rua do Marco, 1160, Vilas Boas, 79051-191
Campo Grande – MS – Brasil
Tel.: +55 67 3045-5456

E-mail: mupan@mupan.org.br

Links rápidos

© 2020 Iniciativa Impulsa Pantanal |  Termos de uso | Política de Privacidade